quinta-feira, 2 de junho de 2011

LUA CHEIA


Lua Cheia
Plenúrio
Esbá
Esbat
E tantas palavras ...

Todo aspirante a Magista quando no inicio do seu caminho se depara com conceitos e denominações estranhas ao seu dia a dia. E fica confuso. É normal.

Plenúrio nada mais é quando a Lua atinge o seu máximo. A sua máxima exposição aqui na Terra.

Esbá é a ritualização feita de acordo com os aspectos da Lua. Digo isso e repito. Aspectos da Lua. Pois não existe só esbá da Lua Cheia. Pode-se ritualizar em qualquer fase da Lua. O mais comemorado é o Esbá da Lua Cheia.
Cada pessoa tem suas preferências e suas necessidades. E não é errado escolher esta ou aquela lua para ritualizar.

Os wiccanos veem na Lua Cheia o aspecto da Deusa Mãe. E isso é um assunto longo pois outras vertentes de Bruxaria contestam essa forma de ver os Três aspectos da Deusa Tríplice (Virgem, Mãe e Anciã) nas Quatro faces da Lua. Talvez eles esqueçam ou desconheçam uma outra face da Deusa. A face obscura. A Deusa Negra.

Voltando ao assunto da Lua Cheia e suas comemorações vejo que o que mais "atormenta" os iniciantes é como comemorar? O que usar? O que fazer? Eles dizem: "não tenho cálice, não tenho athame, não posso acender vela dentro de casa ..."
Confesso que no início essa também era uma das minhas preocupações.
Vai que eu erro a cor da vela.
Vai que eu erro o aroma do incenso.
Vai que eu uso o leite tipo C ... e a Deusa não goste.
Tenho que ritualizar de noite mesmo?
Tem que ser ao ar livre?
Enfim.

Quando os iniciantes são mais "pensantes" e estudam direitinho as faces da Deusa e as fases da lua eles começam a se questionar: Seguir o calendário lunar ou seguir o "olhometro" lunar? Ahhhh ... bingo!
Daí meu bem, você precisa saber dosar com paciência e bom senso. Pois existe diferença sim na energia da lua ... por exemplo no início da fase da lua nova, quando ela ainda não aponta no céu, quando ainda não é possível ver o seu disco fino brilhando. E segundo dizem a Lua Cheia é mais "poderosa" um dia antes do plenúrio. Pois quando ela atinge o plenúrio ela começa a minguar. Então dois dias após o plenúrio já é possível perceber uma Lua Cheia não tão cheia assim. Observe suas laterais.
Os wiccanos convencionaram assim:

Lua Nova - Deusa Negra
Lua Crescente - Deusa Donzela ou Virgem
Lua Cheia - Deusa Mãe
Lua Minguante - Deusa Anciã



Mas existe outras vertentes que não concordam com isso.
Hoje eu não sou uma Sacerdotisa importante.
Mas tenho já algumas experiências. E vou dividi-las com vocês:

- Sempre. Sempre que eu planejo algum esbat (ou sabat) especial algo acontece e me impede ou dificulta colocá-lo em ação. Parentes chegam. Compromissos exigem minha presença. Fico doente. Me dá um sono desumano.

E preciso ainda dizer que conforme eu fui me conectando com a Lua nesse caminho eu aprendi a crescer e a minguar com ela.
Então dois dias antes da Lua Cheia eu começo a ficar agitada, de ideias perturbadas, não consigo me concentrar. É muita energia em mim. Quase explodo. Fico extasiada. Repleta. Confusa. Fico extremamente cansada e sem um pingo de sono. Sono esse que só antecede os esbats.

Eu aprendi que o importante é intenção. É o sentimento. Claro, mesclado ao bom senso.
O esbat é no geral uma comemoração alegre. Um pouco menos "pomposa" que os sabats. Mas não menos importante.
Algumas vezes quando necessito fazer algum ritual mágicko fico envergonhada de usar minha celebração à Deusa para fazer qualquer ato mágicko. Preferindo realizar o ato mágicko num dia antes do esbat. Sei sei. Isso é tontice. Mas é coisa minha mesmo.
Como as pessoas ao meu redor não sabem desse meu lado "bruxesco" não tem como eu comemorar coletivamente. Até porque não participo de nenhum grupo também. Todavia, mesmo assim eu "invento" alguma coisa especial. Um jantar ... qualquer coisa. Uma sobremesa ...

As maneiras de se celebrar um esbat são diversas. Tão diversas que existe para todos os gostos.

Uma reflexão sob a luz da Lua Cheia.
Uma prece
Um incenso acesso
Uma vela acessa
Um banho especial
Uma meditação
Uma simples oferenda

Fuçando na internet você encontrará vários rituais para se fazer na Lua Cheia.
Encontre um que mais agrade você. E que mais tenha a ver com você. Com a sua realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário