terça-feira, 31 de maio de 2011

Magia Branca x Magia Negra


Magia tem cor ou não tem ??
A magia sempre foi um fenômeno passível de inúmeras definições e interpretações, na maior parte das vezes altamente contraditórias.
Segundo o Código Teodosiano, existem 9 tipo de actividades mágicas, sendo elas:

1- a adivinhação
2- a astrologia
3- a execução de trabalhos em Templos Pagãos e a Deuses Pagãos
4- a posse de livros magicos secretos
5- a produção e uso de amuletos
6- a Necromancia
7- a arte dos encantamentos
8- o uso magico de palavras e simbolos ocultos
9- a criação de poçoes de amor

Em todos os casos, a magia segundo o grande Teólogo São Agostinho, é uma pratica espiritual intimamente ligada aos espiritos dos mortos e a espiritos das trevas. A igreja, por isso sempre considerou qualquer forma de magia, enquanto a arte de produzir fenômenos sobrenaturais com a ajuda de espíritos impuros ou demônios, ou seja, no fundo sempre reduziu todo o fenómeno mágico a algo maligno e consequentemente a magia negra.

Engane-se por isso aquele que pensa que pode recorrer a alguma forma de magia branca que esteja autorizada pela teologia cristã, pensando que não esta cometendo um pecado, pois na doutrina crista não há magia branca, há apenas magia, e toda a magia é impura, seja qual for a sua cor.

Ao descrever magos, feiticeiros e todos os praticantes de magia, Santo Agostinho dizia que esses tipos de místicos eram caracterizados apenas por 2 coisas: união com espíritos impuros e uma ganância inigualável. Aliás, segundo o histórico teólogo, a verdadeira distinção entre os sacerdotes da Igreja e os Magos ou Bruxos, residia precisamente nessa nesse aspecto:

“enquanto que o sacerdote procura levar uma vida humilde, regrada, altruísta e em rigorosa obediência a vontade de Deus, o Bruxo procurava reputação, honrarias e riquezas”
Tambem no apócrifo livro de Enoch, é possível ler que os magos e feiticeiros trabalham cortejando a notoriedade e a ostentação (....) e sempre se vangloriam de saber e ter mais coisas que as outras pessoas.»

Sao Agostinho afirmava que ao contrário dos magos, os sacerdotes da igreja não trabalhavam para o lucro, mas sim por fé e compaixão.

Por outro lado, os ocultistas costumam distinguir entre magia branca, e magia negra.

Na generalidade, entende-se a magia branca como a magia realizada para praticar o bem, ao passo que a magia negra é aquela realizada com praticar o mal.

Outros ocultistas porém questionam e argumentam:

Sendo que o bem de uma pessoa, é o mal de outra, como é possível afirmar que alguém esta praticando magia branca ou negra, senão e apenas em função da perspectiva subjectiva de cada um de nós?

Por exemplo:

Através da magia, uma mulher conquista o homem amado. Para essa mulher que benificou do processo espiritual, a magia foi certamente branca, pois trouxe o seu bem. Mas para uma outra segunda mulher que perdeu esse mesmo homem, que dizer? Para essa outra mulher, certamente tratar-se-á de magia negra, pois trouxe-lhe a perda e a solidão.

Complicado? Fica mais.

Pois os ocultistas que observam este fenômeno  tendem a centrar a
definição de magia, (branca ou negra), noutro aspecto do processo mágico.

Para esses, a magia não é branca ou negra consoante os seus fins são bons ou maus,( como vimos, isso é altamente subjectivo), mas antes no tipo de entidades espirituais que essas praticas mágicas invocam.

O mesmo será dizer que a magia é branca quando invoca espíritos da luz para dialogar com estes, sendo que a magia é negra quando invoca espíritos das trevas para lhes pedir o cumprimento de certos fins.

Claro está, que esta definição reconduz-nos sempre á questão original: estamos num caso lidando com espíritos de luz (do bem), e espíritos das trevas (do mal), e por isso parece que tudo regressa a sua forma inicial.

No entanto, segundo esta definição, leva-nos a deparar com outro problema de ainda maior complexidade:

Existem imensos exemplos bíblicos de como a magia branca pode ser usada para fins altamente destrutivos.

Inúmeros exemplos disso podemos ver na Bíblia, onde invocações a anjos foram feitas com a finalidade de dizimar cidades, ou de destruir exércitos, ou de aniquilar milhares de pessoas. Mais exemplo disso, vemos quando invocações são feitas a Deus, para que Deus envie espíritos maus para junto de inimigos. Mais exemplo encontramos disso, quando através de invocações aos espíritos de luz de Deus, ou mesmo ao espírito de Deus, Moisés lança devastadoras pragas sobre o Egipto. Mais exemplos disso vemos quando os reis Hebreus, por mais que uma vez conjuraram espíritos de Deus, para dizimar pessoas ou amaldiçoar outros reinos.

Se é verdade que a bíblia condena com severidade certas praticas mágicas, no entanto também é verdade que magos foram Balaão, Moisés, Daniel, Samuel, e outros tantos personagens bíblicos, que usaram invocações aos espíritos divinos para realizar os fins desejados, que fizeram profecias, que conjuraram espíritos, que tiveram visões, que estudaram os mistérios esotéricos ocultos nos sagrados textos, que lançaram bênçãos e maldições, entre tantos outros actos de pura magia branca.

Se é verdade que a Bíblia condena severamente as artes divinatórias como a astrologia ou a necromancia, no entanto também é verdade que a mesma recomenda avidamente o exercício da profecia, assim como estipula o lançamento de sortes, ou as invocações espirituais a espíritos de Luz, ou o uso divinatório de varas, entre outros tantos métodos mágicos, como legitimas formas de práticas espirituais poderosíssimas. E se é verdade que a Bíblia condena o contacto com espíritos, a verdade é que Jesus contactou com espíritos de profetas mortos. E se é verdade que a Bíblia condena os magos, a verdade é que foram magos que confirmaram a vinda de Jesus ao mundo. Alguém aqui contesta?
Como podemos concluir, por um lado as contradições bíblicas sobre a magia são muitas, ao passo que verificamos na própria bíblia que a magia branca ,( contacto com seres de luz ou anjos), pode ser usada para fins destruidores e objectivos devastadores.

No entanto , tambem sabemos que a magia negra pode ser usada para fins positivos.

O maior exemplo disso mesmo, é o ritual de exorcismo. Na verdade, o ritual de exorcismo é um acto de magia negra, pois todo o ritual espiritual que visa contactar demónios, ( seja para que finalidade for), é um acto de magia negra.

Ora, neste caso os demónios são contactados e com eles existe um diálogo, mas com uma boa finalidade: a de expulsa-los de uma pessoa.
Texto de Damra Atropos









Como podemos então concluir, a magia negra (nessa concepção) também pode ser usada para fins positivos.

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É o seguinte: dizem que magia não tem cor. Que não existe magia negra, isso foi inventado pelo cristianismo, para desqualificar os que manipulam energias através de rituais, como fazem, de maneira geral, os bruxos.
Tudo bem. Parece simples assim e ponto final. Mas, na verdade tudo é mais complexo que isso, o mal e o bem existem, a luz e a escuridão, o calor e o frio, etc. são opostos que se complementam.
Mesmo a Deusa tem a sua face negra!
Entretanto, partindo da premissa de que podemos manipular energias, é interessante refletir o seguinte: um bruxo (ou qualquer outro que saiba manipular energias, consciente ou inconscientemente) pode direcionar suas práticas mágicas tanto para o bem quanto para o mal, segundo seus interesses. Entretanto, a experiência que eu tenho é que, quando você pratica um feitiço, você é automaticamente enfeitiçado. Portanto, vale a pena saber que, todas as consequências do ato mágico, terão reflexo naquele que praticou o ato.

2 comentários:

  1. Concordo com o que voce falou no final, nada é de graça no universo, tudo que se faz se paga, se a pessoa faz um feitiço, ela vai ter que pagar esse favor de alguma forma.

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