sexta-feira, 3 de junho de 2011

LUA NOVA X LUA NEGRA

A fase da Lua Nova talvez seja a mais debatida nos meios bruxescos. Principalmente nos wiccanos.

Sabemos que são quatro as fases da lua e que são três os aspectos da Deusa.

Lua Cheia - Deusa Mãe
Lua Crescente - Deusa Donzela
Lua Minguante - Deusa Anciã
Lua Nova - Deusa ... Deusa o quê? ... Deusa Negra!

Deixado claro isso é preciso ainda delimitar essa Lua Nova. Pois não é todo o período da Lua Nova que se tem a Lua Negra. Ou ainda, não é em TODA A lua nova (os 7 dias) que se tem a Deusa Negra. Ainda na Lua Nova quando o "C" da lua começar a surgir já temos aí a Deusa Donzela.

Lua Nova é a denominação de um novo ciclo lunar nos nossos calendários. E em média cada ciclo tem 7 dias.
Lua Negra é a ausência da luz da lua na Terra. Onde se trabalha (ou não se trabalha) a Deusa Negra e/ou aspectos obscuros de nossa personalidade.

A Lua Nova começaria então assim que o disco aponta no céu.
Antes disso recomendam que não se faça nenhum trabalho mágicko.

Lua Negra ...
Bem, de acordo com os livros entendidos do assunto a Lua Negra é o último dia antes da Lua Nova, portanto, ainda Lua Minguante. E a Lua Negra tem a duração apenas de um dia. Ou melhor, uma noite.

Segundo outros livros entendidos do assunto a Lua Negra tem a duração de mais ou menos 3 dias. Que são os dias em que a Lua não aparece no céu.

"Magicamente falando, nos primeiros 3 dias desta lunação é tradicional não trabalharmos magicamente. Esta é a fase associada a Deusa Negra, a face da Deusa sombria. É o período relacionada a face da Deusa que nos coloca de frente às nossas sombras, medos, incertezas e fraquezas. Por isso, se for bem utilizada é a melhor fase lunar para começarmos um trabalho de transformação interior de reconexão com o nosso Self.
Após este período inicia-se uma fase positiva para refletir sobre nossos medos, sombras e receios. É a fase ideal para enfrentarmos as partes desconhecidas de nosso ser e realizarmos rituais de renovação. "
(Claudiney Prieto)



Lua Nova - Tentadora
Outros atribuem à Lua Nova um outro aspecto: A TENTADORA. Aquela que se esconde.
E admitem que essa Face da Lua não se restringe à Lua Nova. Podendo ocorrer em qualquer fase desde que a Lua esteja escondida pelas nuvens.
A Tentadora simboliza a sexualidade sagrada que pode ser revelada tanto pela Donzela, pela Mãe e pela Anciã.
Na verdade a Anciã/Tentadora é mais comun nas mitologias mundo a fora. Já que a mesma tem a capacidade de voltar a ser Mãe ou Donzela.


É importante ler sobre isso  e entender. E absorver.
Você não precisa concordar 100% com tudo o que lê.
E tem que unir a teoria com a prática.

Na minha vivência mágicka evito qualquer trabalho na Lua Negra. Lua Negra essa que entendo como sendo o dia anterior à Lua Nova.
Particularmente acho os três primeiros dias da Lua Nova muito produtivos. Magickamente falando. É uma fase boa para muitos feitiços de inícios, de proteção, novos começos. E mudança no geral.
Mas VOCÊ deve experimentar o que serve e o que não serve para você.


Nenhum comentário:

Postar um comentário